See other templatesSee other templates

Kung fu é mundialmente conhecido como sendo uma arte marcial chinesa muito difundida em filmes, tendo como ícone atores como Bruce Lee, Jet Li e Jackie Chan. Sua prática está relacionada à defesa pessoal, lutas com belas acrobacias e uma agilidade que supera muito a capacidade de muitos lutadores de hoje em dia, porém,  as artes marciais chinesas não são somente um conjunto de movimentos utilizados unicamente para o combate, sua prática é destinada a levar conhecimento motor, mental e espiritual onde a defesa pessoal passa a ser apenas uma consequência dos treinos, levando o praticante a conhecer melhor a sí e ao próximo.

Existe muita confusão ainda hoje sobre os termos que definem as práticas chinesas de luta, dois termos são os mais conhecidos: Kung-fu e Wushu ambas, hoje em dia, definem modalidades diferentes de arte marcial chinesa, mas você sabe o que realmente significam?

O termo kung fu (功夫) é o mais conhecido para designar as artes de combate chinês, isso deve muito às novelas e filmes que enfatizaram este termo e que acabou sendo popularizado, porém o termo significa, literalmente "trabalho árduo". Imagino que agora você esteja  confuso, vamos explicar. 

Ao adentrar no ocidente os chineses trouxeram em suas bagagens sua rica cultura e isso inclui, claro, suas práticas de luta. Em muitos casos, tais práticas se sobre saiam às práticas ocidentais e questionados sobre a qualidade de sua luta respondiam "kung-fu", ou seja, para conseguir realizar tais práticas  você deve praticar arduamente, por um longo tempo até conquistar a maestria. Dessa forma o termo Kung Fu ficou mundialmente conhecido.

O termo Wushu (武术) é menos conhecido pela maioria das pessoas, até mesmo entre alguns praticantes das artes marciais chinesas. Este termo ficou conhecido principalmente na década de 1950, com a reforma cultural que acontecia na China nesta época. O entao ditador Mao Tsé Tung, instituiu que houvesse uma mudança radical na cultura chinesa, retirando turdo o que éra considerado tradicional que em sua visão, atrasava o desenvolvimento da China. Dessa forma, as artes marciais chinesas sofreram grandes mudancas, forão realizadas várias reuniões onde mestres tradicionais foram convocados para agruparem os varios conhecimentos de combate chines e desenvolvessem um esporte que seria a imagem da China moderna para o mundo.

Wushu significa literalmente "arte marcial", ou seja, é o termo que melhor define as artes marciais chinesas, podemos encontrar duas denominações: wushu tradicional e wushu moderno. O primeiro designa os estilos tradicionais que serviram de base para a formação dos estilos modernos

Docs

Full details about all template features can be found in comprehensive documentation package available for free download.

Free download

Topo